sábado, 6 de novembro de 2010

DAYDREAMING WITH AITUTAKI!





Gente, sem dúvida, descobri o lugar mais lindo do mundo! A paisagem faz as vezes de proteção de tela do pc recém chegado ao meu trabalho e eu, apaixonada por praia que sou, fiquei encantada!
Procurei, procurei até encontrar o endereço dessa belezura: Ilha de One Foot (Tapuaetai) em Aitutaki, Ilhas Cook, território da Nova Zelândia. Traduzindo: bem longe, muito longe, lá no Pacífico Sul.
Olha que eu nunca havia pensado em morar fora, mas se eu não fosse tão apegada á minha terra, ia embora pra lá. Pro paraíso!!!!!
One foot é tida como a principal atração de Aitutaki, por que de lá dizem que se tem a melhor vista para a lagoa. Dependendo da maré pode-se caminhar á uma longa distância da ilha pelas águas.
E por falar em Pacífico Sul, suas ilhas são mesmo paraísos, a exemplo dessa aqui, que pra mim é a mais bela dentre as belas. Não é a toa que Pacific Ocean é o nome de um disco de Patty LaBelle e a homenagem é mais que bem vinda. Ai, ai, os mares do sul....
Tem bem uma semana que fico admirando e pesquisando a tal ilha paradisíaca. É Google Maps, é Youtube, é Google Pictures...
Aitutaki fica envolta em um lago de águas cristalinas em pleno oceano. Famosa pelas lagoas azul turquesa, pelas ilhas desabitadas e pelas praias com palmeiras, também é conhecida como Araura, Ararau e Utataki. Faz parte das Ilhas Cook e fica ao norte de Rarotonga. Formada por 15 ilhas, tem uma população de aproximadamente 2.000. Aitutaki é a segunda ilha mais visitada das Ilhas Cook. A capital (vila principal) é Arutanga (no lado oeste).
Os polinésios descobriram a ilha em 900 d.C, provavelmente. Mas só em 11 de abril de 1789 foi descoberta pelos ocidentais (ingleses) (um dia depois do meu aniversário!). Foi utilizada como base pelos aliados durante a II Guerra e na última década tem sido utilizada como locação de filmes e séries como Náufragos.
Em fevereiro deste ano foi atingida por um ciclone, o qual não ocasionou vítimas fatais, porém destruiu um hospital e uma escola (não sei se foi por isso, mas vamos colaborar no combate ao aquecimento global!).
Apesar do tursimo ser o sustentáculo da ilha, a mesma até agora tem sido protegida do turismo de massa (não há vôos internacionais diretos) e isso explica em grande parte porque este pedaço do planeta continua tão maravilhoso. Torcemos para que continue assim, á despeito que uma série de novos hotéis e resorts estão sendo planejados...
Infelizmente, pelo que pude constatar as operadoras turísticas brasileiras não dispõem de pacotes para essa parte da Terra, e mais infelizmente ainda, eu não iria mesmo se tivesse!
O que me resta é voltar a sonhar com o Caribe.


Mais informações: http://www.aitutaki.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Aitutaki
http://www.youtube.com/results?search_query=aitutaki&aq=f

Nenhum comentário: